segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Maniqueísmo, não vai ter copa e o reino da fantasia

Particularmente, não gosto da abordagem que a mídia e as redes sociais ditas “progressista” têm feito dos movimentos anti-copa. Estão indo na mesma lógica da Imprensa burguesa: o de criminalizar o movimento que é legítimo. Vão num viés tão governista que me assusta. São mais governistas do que, se duvidar, o próprio governo. São incapazes de acrescentar qualquer criticidade aos processos do "Não vai ter copa" e do "Vai ter copa". Qualquer movimento para eles é mais do mesmo: a classe média ou os coxinhas. Não há politização do debate e tudo se configura num discurso maniqueísta.

Sinto falta de um grande debate político e ideológico sobre as oportunidades e problemas da copa. A copa é para quem e de quem? O bonde está passando e não conseguimos debater um terço do que poderia ser feito. Um sinal de que os grupos que estão a frente disso não são tão mobilizados quanto se dizem ser. Ainda acredito no campo progressista como mobilizador das massas.

A copa tem problemas. Financiamos todo o evento privado de uma empresa corrupta como é a Fifa. Estamos pagando as obras para grandes construtoras. Estamos, mais uma vez, à mercê do capital financeiro. Assim como estivemos durante todo o governo Lula e Dilma, independente da copa ou não. Financiamos tudo isso a custa da remoções de populações, de morte dos trabalhadores.

Sim, a Copa têm problemas. Mas é também uma oportunidade. Estamos investindo em mobilidade urbana, saneamento, mão de obra qualificada, geração de emprego e renda, portos, aeroportos, e toda a infraestrutura necessária para que o país continue avançando. A copa é, portanto, uma grande oportunidade. 

Agora é preciso que isso seja dito. O movimento "Não vai ter Copa" faz uma análise política e conjuntural muito fantasiosa ao assim se intitular. Primeiro que não comunica nada. Não vai ter copa por quê? Por acaso vão implodir os estados? Incendiar ônibus? Quebrar hotéis? Não, Dilma resolveu acabar com tudo isso e cancelar a copa?

É aí que está o perigo de negar um evento que está prestes a acontecer. A negativa causa pânico e gera dúvidas sobre as estratégias e táticas do grupo. Para uma população que sofre cotidianamente com a violência, o que se menos espera é que ela seja utilizada. Isso vale para manifestantes e polícia. 


A fantasia do "Não vai ter copa" coloca em dúvida uma outra questão. E quando esse evento acabar e eles perceberem que o problema não era a copa, mas o modelo de desenvolvimento que o Brasil está adotando? Parece que o gigante anda sonhando acordado. Quem conta pra eles?

Nenhum comentário: