terça-feira, 8 de abril de 2008

Documentário da Rosalina é selecionado para o 18° Cine Ceará

O documentário Rosalina: uma comunidade em construção (Documentário, Brasil, 2007, 20min), produzido por Sophie Guérin, da Alternatives Canadá, em parceria com a Associação Alternativa Terrazul, acaba de ser selecionado para participar do 18° Cine Ceará.

O curta-metragem será exibido durante a Mostra Ceará, no próximo dia 14 de abril. As sessões ocorrem na Sala 2 do Espaço Unibanco, em duas sessões: às 14hs e às 16hs. A comunidade da Rosalina irá ao evento prestigiar o documentário. Um ônibus irá levar os moradores até o local de exibição do curta

Rosalina: uma comunidade em construção mostra os desafios e perspectivas da comunidade da Rosalina, localizada no Parque Dois irmãos, que adotou a agenda 21 como instrumento para a construção de uma forma sustentável de vida. Retrata ainda sonhos que aos poucos se tornam realidade. O conjunto habitacional que aos poucos vai ganhando forma e alimentando a esperança de uma moradia digna; a cooperativa da comunidade – Rosacoop- que já é um sonho realizado e o restaurante popular são alguns exemplos.

Para reconstruir a história das lutas e sonhos da Rosalina, Sophie Guérin, cineasta canadense, passou três meses na localidade, acompanhando de perto as reuniões de rua, as atividades culturais e os seminários (um deles contou com a presença do teólogo Leonardo Boff).

A canadense acredita que a política ambiental é uma boa via para sensibilizar a população. Além disso, Sophie aposta também no cinema social. “Eu gosto muito de fazer cinema social, dessa educação popular. Um documentário é uma boa maneira de fazer sensibilização”, destaca a cineasta.
A comunidade da Rosalina nasceu em 1996, quando mil e quinhentas famílias ocuparam um terreno e passaram a construir suas moradias. Para adquirir uma cópia do documentário, basta entrar em contato com a Associação Alternativa Terrazul pelo telefone 3281-0246 ou através do e-mail:
alternativa.terrazul@terra.com.br.



SERVIÇO: Exibição do documentário Rosalina: uma comunidade em construção (Documentário, Brasil, 2007, 20min), dia 14 de abril, na sala 2 do Espaço Unibanco, em duas sessões: às 14hs e às 16hs. O Espaço Unibanco fica na Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema - Fortaleza - Ceará - Brasil

Mais informações na Associação Alternativa Terrazul pelo telefone 3281-0246


Veja uma prévia do documentário aqui:

Nenhum comentário: