quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

O futuro da humanidade


Existem verdades que precisam ser ditas, ainda que sejam verdades inconvenientes. E devem ser ditas, principalmente, se tiverem a capacidade de evitar o desaparecimento total de uma comunidade de vida, alertando bilhões de pessoas sobre os problemas do futuro.

É nessa perspectiva que Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, apresenta o documentário Uma Verdade Incoveniente, dirigido por Davis Guggnheim que já dirigiu o seriado 24 horas.

O documentário mostra verdades preocupantes sobre os efeitos do aquecimento global no mundo. A situação é desesperadora: secas devastadoras, aumento da intensidade dos tufões, aumento dos níveis dos oceanos, extinção de espécies, desequilíbrio hídrico, entre outros efeitos que são esperados para as próximas décadas.

Através de gráficos nunca antes vistos fora da comunidade acadêmica, Al Gore mostra, com um grande didatismo, como a ação humana está fazendo aumentar as temperaturas do planeta. É também através dos gráficos que o ex-candidato à presidência americana em 2000 compara a emissão de gases-estufa, com o aumento das temperaturas no mundo cujos maiores índices foram registrados nos últimos quinze anos.

Al Gore retrata um futuro bem diferente do que se costuma ver em filmes como os de Steven Spielberg, onde o mundo é dominado por confortos tecnológicos. O futuro apresentado por Al Gore é sombrio. O aquecimento global, segundo dados apresentados por cientistas, produzirá uma geração de refugiados sócio-ambientais, principalmente das populações que vivem em comunidades costeiras. Doenças, antes erradicadas, devem provocar novas epidemias e outros vírus, muito mais poderosos, podem surgir. A fome, a falta de água e a miséria deverão se intensificar nas próximas décadas se medidas drásticas não forem tomadas a partir do próximo segundo para reduzir as emissões de gases.

O documentário é eivado de patriotismo tipicamente estadunidense. Al Gore conclama aos conterrâneos a liderarem mais uma guerra, mas, dessa vez, é uma guerra pela sobrevivência do mundo. Tanto patriotismo não é para menos. Os Estados Unidos são um dos maiores poluidores do mundo e o país recusou a assinar o Protocolo de Kyoto, documento que estabelece metas para a redução das emissões de gases até 2012.

A verdade inconveniente de Al Gore certamente deverá ser ouvida pelas nações, já que o futuro da economia, o que realmente parece importar a humanidade, também está em jogo e deverá custar caro aos países ricos.

Serviço: Uma Verdade Inconveniente ( An Inconvenient Truth), EUA,2006, 100 min. Dirigido por Davis Guggenheim, estrelando Al Gore. Classificação 12 anos.

Que fazer alguma coisa para reduzir o Aquecimento Global? Seja um Consumidor Consciente.

Acesse o Instituto Terrazul: http://www.terrazul.m2014.net

Nenhum comentário: