quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

As águas do São Francisco

Será que a transposição do São Fransciso vai dar de beber aos sertanejos??? Tenho minhas dúvidas...

06.02.07 - BRASIL
A Morte da Menina Sem-água

Roberto Malvezzi, Gogó *

Adital - A menina era sem-terra. Na luta sua família conseguiu terra e agora está assentada na região de Petrolina, próxima ao rio São Francisco e aos perímetros irrigados. Mas a menina continuava sem-água, porque não há serviço de água nas casas dos assentados sequer para beber, quanto mais para plantar.

Então e menina foi buscar água no canal de irrigação que supre os lotes irrigados. Era um roubo de água, porque é proibido qualquer retirada de água, mesmo que seja para matar a sede. Mas o canal tem as bordas inclinadas, cimentadas e lisas. A menina escorregou e caiu no canal. Morreu afogada.

Os participantes do assentamento fecharam a estrada que liga Petrolina a Casa Nova para protestar contra a morte da menina, mas também para dizer que continuam sem água. Muita gente estava chegando para o micareta de Juazeiro (carnaval antecipado) para ver Ivete Sangalo e Margareth Menezes. Tiveram que saber que uma menina sem água tinha morrido afogada.

No dia 9 de fevereiro dizem que o presidente da república irá a Cabrobó inaugurar a tomada de água do projeto de transposição. Talvez ele pudesse visitar todos os túmulos, de todas as meninas e meninos que têm morrido de sede em todo Nordeste, mesmo ao lado do rio São Francisco e dos perímetros irrigados. Porque água para irrigação tem, mas para a menina matar a sede, não. Esse será o destino das águas a serem transpostas.


* Agente Pastoral da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=26265

Nenhum comentário: