terça-feira, 17 de julho de 2018

Sobre poder

Homens não gostam de mulheres. Gostam do poder que exercem sobre elas. Falo isso considerando que vivemos um sistema patriarcal permeado de relações de poder. Nem mesmo mulheres com franca autonomia conseguem escapar da máxima ditada acima. Além da dependência econômica, o poder exercido está também na ordem da dependência emocional e moral.

Vejam, homens não gostam de mulheres mais inteligentes do que eles. Claro que há exceções. Todavia, a regra é esta. Dito isto, a mulher idealizada não pode gostar de política, economia, esportes, religião. Tem que ser aquela que partilha do sensível. Da arte, da literatura. 

Ora, ainda que façam uma arte de resistência e engajada, não são capazes de, sozinhas, mudarem as estruturas de poder. Daí isto pode não ser um empecilho para o homem, que continua exercendo poder sobre as mulheres. 

Com isso descartamos também a ideia de relações que se estabelecem somente pelo amor romântico. Aqui há uma troca mútua de interesses. O que um tem a oferecer ao o outro que lhe interessa? 

PS: É o que por ora tenho observado. Preciso desenvolver melhor estas ideias. ;)

Nenhum comentário: