terça-feira, 17 de julho de 2018

O ataque à Universidade

A matéria da BBC sobre a crise na ciência apresenta para o leitor que, além dos cortes de verbas na educação, o problema estaria no fato do país ter formado um número grande de doutores (que não estão inseridos no mercado) e de uma certa falta de planejamento na expansão universitária, afinal foram fundadas dez novas universidades nos últimos quinze anos (e nenhuma nos governos do PSDB). 

A notícia viralizada traz consigo um perigoso discurso neoliberal que vê o acesso à universidade apenas como gasto e não como direito. Colocam a ciência quase como desnecessária! 

O que a BBC não conta é que, embora o número de doutores seja grande, os valores escondem uma imensa desigualdade, com má distribuição geográfica dos titulados e áreas em que ainda é escassa a formação desses profissionais. Portanto, sim, precisamos formar mais doutores. 

A outra questão não-retratada é que a reforma trabalhista levou os centros universitários particulares a uma grande reestruturação, promovendo não apenas demissões (inclusive de professores renomados), mas o completo desmonte de programas de pos-graduação que precisam ser geridos por doutores. 

Na graduação, tem sido recorrente a substituição de professores mestres por especialistas. O argumento é de que é mais barato manter as turmas que já não possuem tantos alunos, uma vez que as mudanças no fies e no ProUni diminuíram drasticamente o número de estudantes matriculados. 

Não bastou a PEC que congela os recursos em 20 anos, o alerta é que vão tentar destruir a universidade a todo custo! 

Nenhum comentário: