sábado, 17 de março de 2007

Margaridas Urbanas

Um encontro com a história

A chuva não atrapalhou a comemoração do Dia Internacional da Mulher para as catadoras de materiais recicláveis da Ascajan – Associação dos catadores e catadoras do Jangurussu (antiga Cooselc). Cerca de vinte catadoras puderam conhecer um pouco da história do Ceará, através de um passeio pelos pontos turísticos de Fortaleza, promovido pela Emlurb, Fundação Banco do Brasil e a Pastoral do Povo de Rua, parceiros da associação no Projeto de Coleta Seletiva Jangurussu-Reciclando Vidas.

Antes de visitar lugares que só conheciam através dos passeios com as “carrocinhas”, isso quando não estavam “catando” nos lixões, as margaridas urbanas marcharam para o saber. As catadoras tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Referência Francisca Clotilde que auxilia as mulheres no enfrentamento à violência. Em uma palestra de quase quarenta minutos, as mulheres da Ascajan aprenderam um pouco mais sobre a Lei Maria da Penha e de como o centro funciona.

Depois de aprenderem como combater uma realidade que muitas enfrentam dentro de casa, as catadoras partiram para a visita aos pontos turísticos de Fortaleza. A primeira parada foi no Museu do Ceará onde muitas se encantaram com o famoso Bode Ioiô. Posteriormente, o grupo conheceu o lugar na qual Bárbara de Alencar ficou presa. O dia terminou com um grande almoço às margens da Lagoa da Parangaba.


Nenhum comentário: