sábado, 19 de maio de 2007

Atendimento popular se espalha pelo Brasil

O sistema de clínicas populares avança como uma alternativa para a população de baixa renda que recusa esperar pelo atendimento do SUS e para a classe média sem condições de pagar as altas mensalidades propostas pelos planos de saúde.

O Ceará não foi o primeiro a oferecer o sistema popular. O estado de Pernambuco é pioneiro na abertura de consultórios populares. O serviço começou a ser oferecido em 1994 com a instalação da primeira clínica no bairro do Ibura, em Recife. Na época, o paciente pagava cinco reais pela consulta médica. A idéia deu tão certo que, em 2000, o modelo de consultas médicas populares já era comum em toda a região metropolitana.

Em Salvador, o modelo também faz parte de quem busca alternativa ao atendimento do SUS.Segundo o Jornal Tribuna da Bahia, nos últimos anos, as clínicas populares multiplicaram-se ao longo dos prédios da rua Chile e da avenida Sete de Setembro onde, outrora, estavam instaladas clinicas de médicos famosos que atendiam a classe nobre da sociedade baiana.

Para muitos especialistas, o modelo de clínicas populares é também uma alternativa para as clínicas médicas credenciadas pelo SUS que já não conseguiam se manter com os baixos valores repassados para o pagamento de médico e a compra de materiais necessários para a manutenção das clínicas.

Nenhum comentário: